AS REFERÊNCIAS DE GUERREIRA MÁGICA STAR JUSTICE

 

Agora que o primeiro volume de Guerreira Mágica Star Justice foi lançado oficialmente e uma quantidade inesperada de pessoas leu, receio ser interessante falar um pouco sobre as influencias e referencias utilizada na concepção e produção do gibi/manga.

Perceba que algumas das obras e histórias citadas neste texto alimentam as raízes da arte de star Justice, outras se conectam diretamente na história e sua temática e ainda tem aquele tipo de influencia que é mais inspiradora do que qualquer outra coisa.

Ai To Yuki Tonde Buurin ou Super Pig


 
Esse anime foi o ponta pé inspirador de Star Justice. Quando nós assistimos os primeiros episódios (e depois lemos o mangá), imediatamente fomos capturados pela sua simplicidade, esperteza e inocência. Super Pig é ao mesmo tempo um Mahou Shoujo clássico e uma leve paródia do tema. Para nós, foi tão divertido que deixou um gostinho de criatividade em nossas mentes. Os primeiros rascunhos de roteiro feitos lá em 2017 tinham como norte uma obra que falasse com a fofura da porquinha do amor ao invés da escuridão sarcástica dos dias atuais.

Tokyo Mew Mew ou As Super Gatinhas

Esse é outro anime do gênero de Garotas mágicas que nos influenciou diretamente. Lembramos dele durante a escrita dos primeiros roteiros e todas as memórias de quando ele era exibido na televisão retornaram. Embora seja uma obra que explora o gênero de uma maneira mais tradicional, Super Gatinhas tem uma gama de personagens envolventes e os conflitos e trocas entre o grupo principal de heroínas nos deu um norte considerável na hora de desenvolvermos nossos próprios personagens. Certamente, a parte mais “mundana” de Star Justice surgiu daqui.

Jojo's  Bizarre Adventure Steel Ball Run

Essa referencia influenciou diretamente a arte de Star Justice e nem foi de forma intencional. Jojo foi um dos primeiros mangás que muita gente “maratonou” na internet durante a época áurea dos scanlators. Como cria dessa época, é difícil fugir da influencia artística da obra. E o traço tão característico e impactante, principalmente no longo arco Steel Ball Run, acabou entranhando-se na base da arte durante os estudos para conseguir desenhar o gibi de SJ da maneira mais verdadeira e acessível possível.

Chikashitsu Kara no Fushigi na Tabi ou Birthday Wonderland

É um livro infantil lançado em 1988 por Sachiko Kawashiba, uma das melhores escritoras de livros de fantasia e infantis que você irá encontrar por aí. É a mesma escritora de Temple Alley Summer, que tanto fez barulho quando os críticos redescobriram o livro durante a pandemia.

O livro de Birthday Wonderland é lindo, trás uma história de “coming of age” e usa muito bem a fantasia como alegoria para o amadurecimento feminino e a liberdade que obtemos ao nos livrarmos de nossos medos juvenis. É impossível negar que o livro definiu muito da temática de Star Justice sobre superação e amadurecimento.

O anime é de 2019 e adapta livremente o livro. É dirigido pelo Keiichi Hara que dirigiu o ótimo anime do Shin-chan, por isso tem uma pegada lúdica maravilhosa na parte visual do anime e, por consequência, na versão atual do nosso gibi/manga. A ideia de desenhar cenários mais detalhados e mais interiorano vem daqui.   

A Morte de Arthur de Thomas Malory


 
Esse livro é o compilado mais famoso das lendas arthurianas. O imaginário do Rei Arthur e seus valorosos e justos Cavaleiros sentados em uma mesa em que todos eram iguais, a Távola Redonda percorre a cultura pop faz tempo.

Os ideias da Cavalaria romantizada neste livro e as diversas aventuras dos personagens são bem poderosas e simples em seu entendimento. Quando pensamos em utilizar referencias simbólicas para dar mais profundidade e nuances em nosso gibi, este livro caiu “como uma luva”.

Yoroiden Samurai Troopers ou Samurai Warriors


 
Originalmente um anime produzido pela Sunrise, Samurai Warriors também teve uma versão em mangá, com 3 volumes publicados entre 1988 e 1990. É um manga voltado ao público Kodomo (infantil) no Japão, logo ele é simples e objetivo, focando em fazer o que ele se propõe: lutas legais, armaduras cheias de estilo e mensagens positivas. O manga veio na esteira do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, com sua proposta de guerreiros mitológicos vestindo armaduras coloridas. Agora você sabe o motivo da Laura usar uma armadura vermelha e dourada.

 Essas foram as principais referencias usada em Guerreira Mágica Star Justice

Para ler o Volume 1, temos disponível a versão em ebook na Amazon ou a edição impressa nas lojas Amazon, Bok2, Submarino, Americanas e Shoptime

Qualquer dúvida ou sugestão, basta entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais ou pelo nosso e-mail: eufacovocele@gmail.com

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário