A função dele na Narrativa

http://i201.photobucket.com/albums/aa288/reversethieves/show%20images/guin01.jpg

Ao terminar de ler o primeiro volume do épico de fantasia, Guin Saga de Kaoru Kunimoto, fiquei ponderando largamente a definição de personagem protagonista em relação aos demais personagens. 

Para fins de reflexão, é essencial não apenas notar a descrição de um personagem, mas acima de tudo, olhar para a função dele dentro da narrativa. Geralmente isso significa considerar um comparativo entre um personagem em relação a outros. As narrativas orientadas por tramas ou por um personagem muito específico, geralmente têm um ou mais personagens importantes e um qualquer número de personagens menores. O personagem principal, especialmente quando há apenas um, também é chamado de protagonista.

O termo "protagonista" tem a vantagem de não implicar julgamento de valor. Pode, ainda, incluir heróis ou heroínas, chamados de personagens principais positivos, bem como anti-heróis e anti-heroínas, chamados de personagens principais negativos. O protagonista é o personagem que domina a narrativa. Guin é o protagonista de Guin Saga, D é o protagonista de Vampire Hunter D. Em algumas narrativas, o protagonista tem um inimigo influente, o antagonista, como Voldemort em Harry Potter, Sauron em O Senhor dos Anéis ou Moriarty em Sherlock Holmes. São esses antagonistas, que definem em parte, dentro da paisagem emocional do leitor, a posição do protagonista dentro dos eventos da história.


Não esqueça de comentar o que achou deste post! Compartilhe com os amiguinhos e não deixe de nos seguir pelo Twitter e Facebook!

Caso queira falar algo mais extenso, basta entrar em contato pelo e-mail: eufacovocele@gmail.com

Referências usadas neste texto:
[1] FOSTER, E. M., Aspects of the Novel, Edward Arnold. 1927, United Kingdom.
 

0 comentários:

Postar um comentário